Tadeu Durval e a cidade de Chaval/CE



Chaval, uma cidade rodeada por marés e pedras, é a última cidade do litoral cearense antes de chegar ao Estado do Piauí. O início de seu povoamento se deu no século XIX, entretanto, sua emancipação política ocorreu apenas em 1951. 


A cidade foi constituída a partir de muitos braços fortes e também por muitos corações amantes do torrão litorâneo cearense, e um dos chavalenses que retrata a cidade através da narrativa poética é o poeta cordelista Tadeu Durval. O escritor, poeta do povo, que busca o reconhecimento de sua obra. Tadeu Durval é um poeta nato, semianalfabeto, constrói sua obra, em maioria cordel, através da observação cotidiana, de forma empírica o escritor produz seus textos que registra o cotidiano, as lendas e a história do município de Chaval/CE.


Poeta Tadeu Durval lança mais um livro de cordel

Cordel de cada dia

O Poeta Chavalense Tadeu Durval tem 18 cordéis produzidos, em maio lançou seu mais recente trabalho que homenageia as Mães e nossa Senhora de Fátima.


O cordel é vendido pelo próprio poeta pelo centro e demais ruas de Chaval.

Para a digitação e impressão dos cordéis, Tadeu conta com a ajuda de patrocinadores locais. O poeta relata em dialogo com pesquisadores que sente muita dificuldade para publicar seus cordéis, pois não possui muito apoio. No mês de março o poeta foi a Câmara Municipal falar sobre suas dificuldades enquanto escritor, falou sobre a falta de incentivo ao seu trabalho de poeta, alegando que faz tempo que ele tenta através da Câmara conseguir um apoio para produzir seus livros de cordel. 

Cada cordel tem o valor de R$ 3,00. Ao adquirir um dos exemplares, o leitor está fomentando a produção literária local e multiplicando os conhecimentos sobre nossa cultura popular. Caso você se interesse e queira adquirir um dos cordéis, basta procurar o poeta Tadeu Durval no Bairro do Salgadinho.


Fonte: Site Chavalzada